sexta-feira, 16 de maio de 2014

INFORMATIVO MUSICAL GPN


O Grupo de Percussão do Nordeste convida a todos para o lançamento do seu primeiro CD TERRITÓRIO XXI 

Formado há 15 anos, o Grupo de Percussão do Nordeste reúne alguns dos mais destacados instrumentistas e professores dos estados da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Foi fundado em 1997 pelos professores Antonio Barreto, Germanna Cunha, Francisco Xavier, Vanildo Marinho e Glauco Andreza, com o objetivo de ser um laboratório para professores e alunos de percussão.  

O grupo sempre buscou incluir no repertório peças originais escritas por compositores consagrados, bem como incentivar a ampliação do repertório contemporâneo para grupos de percussão através de convites a compositores que nunca tinham escrito para essa formação. 

O CD Território XXI, do Grupo de Percussão do Nordeste, aprovado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura, é o primeiro CD do grupo e o primeiro do gênero no Estado de Pernambuco.  A maior parte das peças foi composta por compositores nascidos no Nordeste do Brasil, como os pernambucanos Marlos Nobre, Dierson Torres, Paulo Lima, Nelson Almeida e Nilson Lopes e os paraibanos Arimateia de Melo, Tiago Lima e Vanildo Marinho. O CD ainda inclui obras dos paulistas Osvaldo Lacerda, Mario Ficcarrelli e Silvia de Lucca. 

Sete das onze obras foram escritas para o Grupo de Percussão do Nordeste, cinco delas especialmente para este projeto: Aboio e Embolada de Dierson Torres; Rosa Branca ou o Percurso Alheio, de Paulo Lima; Ori, de Nelson Almeida; Hiper-Ritmo, de Nilson Lopes; Circuloníricos, de Silvia de Lucca. Entre as obras que não foram escritas originalmente para o Grupo de Percussão do Nordeste, o projeto resgata a obra Movementes (1985), de Vanildo Marinho e três composições que são referência para a percussão erudita brasileira: Rhythmetron Op. 27 (1968), de Marlos Nobre; Ensaio 79 (quinteto para piano e tambores) (1979), de Mario Ficarelli; Três Estudos para Percussão (1966), de Osvaldo Lacerda.


Por favor divulguem e compareçam!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário